quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Termina Hoje a Greve na Himalaia



Os motoristas e cobradores da Viação Himalaia, na zona leste de São Paulo, encerraram, na manhã desta quinta-feira (3), a paralisação que começou na tarde da última segunda-feira (31). A greve foi iniciada porque a empresa queria transferir os funcionários para a cooperativa Novo Horizonte, mas eles temiam perder tempo de serviço e, consequentemente, direitos trabalhistas com a operação.

Segundo as primeiras informações do sindicato, como os profissionais não concordaram com a proposta patronal, cerca de cem deles já aderiram à demissão voluntária. O número ainda pode aumentar. Nesta manhã, os ônibus já começavam a sair da Garagem 2 da viação, localizada na rua Leandro de Sevilha, em Sapopemba.
A garagem 1, que havia aderido ao protesto na madrugada de quarta-feira (2) "por solidariedade aos colegas", já tinha voltado a liberar os ônibus, após o TRT determinar que o sindicato seria multado caso 90% da capacidade normal das linhas não voltasse a funcionar a partir desta quinta nos horários de pico, e 60% nos demais horários.

Um balanço realizado pela Prefeitura de São Paulo indica que a greve afetou mais de 180 mil pessoas desde que teve início, na última segunda-feira (31). Na quarta-feira mais de 500 ônibus e trólebus ficaram fora de circulação.

A SPTrans confirmou o fim da paralisação e disse que o PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência), que colocou cem ônibus em circulação, vai continuar em operação até que a situação seja normalizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário